terça-feira, 28 de junho de 2011

Leonor Parreira é a nova secretária de Estado da Ciência

Leonor Parreira foi escolhida para secretária de Estado da Ciência, integrando assim a equipa de Nuno Crato. Foi a primeira mulher a presidir à Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e era, até então, directora do Instituto de Histologia e Biologia do Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (UL), pró-reitora da mesma instituição e ainda investigadora associada do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Instituto de Medicina Molecular.
Licenciou-se em Medicina em 1975 pela UL e doutorou-se em Biologia Molecular no ano de 1993, na mesma instituição. Pelo meio, ficou uma experiência fora de Portugal, quando fez investigação, entre 1983 e 1984, no departamento de Hematologia do Hospital de Hammersmith, em Londres, onde esteve com uma bolsa.
De 1984 a 1989 dedicou-se exclusivamente à prática clínica, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na área da hematologia clínica. Contudo, a vontade de fazer investigação científica falou mais alto e, desde aí que se tem empenhado nesta actividade. Entre os vários projectos em que esteve envolvida, destaca-se um ligado a células estaminais do sangue, distinguido com o Prémio Pfizer de Investigação de 2003.
Entre 1989 e1993 foi professora assistente de Biologia Molecular e Celular, na Faculdade de Medicina de Lisboa, sendo que, nos nove anos seguintes, desempenhou as mesmas funções, mas na área de Histologia e Embriologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário