terça-feira, 12 de outubro de 2010

Política na Urgência - relato verídico

Tempo e situação política: campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2009 – era presidente do PSD a Dra. Manuela Ferreira Leite, e secretário-geral do PS o Eng. José Sócrates, ambos candidatos a primeiro-ministro, estando o último a tentar a reeleição.

Hora e local: 3h da manhã de uma urgência hospitalar do SNS.

Intervenientes: 1) médico do balcão de Medicina (interno da especialidade); 2) utente do sexo masculino de meia idade, raça branca, fato e gravata, cheiro a after-shave, barba aparada, cabelo com gel, sapato brilhante.

Situação do serviço de urgência: balcão de Medicina sem uma única ficha em atraso (dia perfeitamente atípico), decorriam reavaliações de doentes já observados.

Descrição: O utente em questão é triado de azul (não urgente) e não havendo mais nenhuma ficha para observar o médico chama-o de imediato.

Diálogo:
Médico (M) – “O que o traz por cá?”
Utente (U) – “Com os devidos respeitos senhor doutor, a Dra. Manuela Ferreira Leite é uma grande fil... da p...!”
M – “Desculpe!?!?!?!?!?”
U – “Já viu isto senhor doutor!? Não venho ao SNS há mais de 30 anos, chego aqui e está a sala de espera vazia, sou logo triado, nem me sento e ouço logo o meu nome do altifalante! O Eng. José Sócrates é um espectáculo, ele sim é um bom primeiro-ministro, põe o país para a frente e a Saúde está muito boa!”
E nisto o utente esteve sempre de pé, de mãos nos bolsos e falando como se estivesse na Speakers Corner do Hyde Park de Londres. Após engolir em seco o médico pergunta:
M - “Opiniões políticas à parte, diga-me o que o traz por cá a esta hora?!”
Insistindo em não se sentar, o utente vem para o lado do médico, adopta a posição de cócoras e sussura:
U – “Ó doutor, é que eu acho que tenho a pila muito curta e há 2 anos que não consigo coiso com a minha mulher, só com as outras, estive para vir mais cedo, mas só agora despachei a amante! O que acho que devo fazer?”

E é este o país que temos!... Educação, Saúde e Justiça como o forte deste governo de Sócrates!

Sem comentários:

Enviar um comentário